13Jan, 2021
0
Nesta quarta-feira (13/01), representando o prefeito, Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, participou de Reunião Virtual da Secretaria Estadual de Educação, com o governador de São…

Vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, participa de reunião virtual do Governo do Estado sobre volta às aulas 📚

Nesta quarta-feira (13/01), representando o prefeito, Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, participou de Reunião Virtual da Secretaria Estadual de Educação, com o governador de São Paulo, João Doria e os secretários estaduais Rossieli Soares (Educação) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional).

 

Com a participação de prefeitos e secretários dos municípios paulistas, a pauta da reunião tratou entre outros assuntos sobre a volta às aulas 2021, e o desafio de recuperar a aprendizagem e reduzir os impactos emocionais dos estudantes.

 

O governador João Doria destacou a importância deste tema. “Nós fizemos questão de promover este encontro para reafirmar o compromisso com os programas de educação. Essa apresentação sobre o retorno gradual das aulas presenciais no estado de São Paulo é baseada em experiências exitosas internacionais no contexto pandêmico, que implantaremos por aqui, mediante adoção de protocolos sanitários e de saúde, a fim de oferecer proteção aos professores, gestores, alunos e funcionários.”

 

De acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, todas as decisões a respeito da volta às aulas são balizadas pela ciência. “Por isso, reitero que a nossa missão é proteger vidas, mas também discutir a importância da Educação, considerando os prejuízos pedagógicos e emocionais causados pela pandemia.”

 

Durante o evento, prefeitos e secretários foram informados que o retorno das aulas presenciais ocorrerá de forma parcial e gradual, respeitando os parâmetros do Plano São Paulo, que classifica os municípios em cinco fases, representadas por cores e em cada fase haverá critérios objetivos que estabelecem o percentual de estudantes em cada unidade escolar.

 

O vice-prefeito e secretário de Governo de Itupeva, Alexandre Mustafa, considerou positiva a iniciativa do Governo do Estado, tratando a educação como atividade essencial. “Neste evento, foi possível compartilhar experiências exitosas destacadas por especialistas que vêm estudando à temática, ressaltando que, na maioria dos países, a garantia de um retorno às aulas presenciais é prioridade. Da mesma forma, Itupeva vem planejando um retorno responsável e que tem como objetivo garantir a segurança dos alunos, profissionais da educação, promovendo uma educação de qualidade mesmo neste período de pandemia.”

 

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação vem atuando desde o início da pandemia, por meio do Programa Educação Domiciliar. Elaborou em 2020, o Protocolo Sanitário e iniciou a formação dos profissionais de Educação e, em janeiro de 2021 tem dado continuidade às formações; organizado espaços escolares; adquirindo equipamentos de EPI; e já elaborou o Protocolo Pedagógico de Retorno às Aulas, que será apresentado a todos os profissionais na primeira semana de fevereiro. “Além disso, na próxima semana, prefeitos e secretários de Educação de municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí deverão debater essa mesma temática, a fim de que os procedimentos deste retorno às aulas presenciais sejam tomados em um âmbito regional.”

Deixe uma resposta

@revistamoderna todos os direitos reservados

Open chat